domingo, 29 de maio de 2011

Espirometria: o básico

     A espirometria mede o quanto de ar se move para dentro e para fora dos pulmões e também o quão rápido se dá este movimento. Ela ajuda seu médico a dizer se seu filho tem doença pulmonar, o grau de sua gravidade e quais medicações auxiliarão no tratamento.
  
     A espirometria poderá ser feita no consultório do próprio médico ou num laboratório de função pulmonar. É importante salientar que nem todos os laboratórios dispõem de técnicos capacitados para realizar espirometria em crianças. Um bom técnico em espirometria precisa ser alguém que tenha facilidade de comunicação com o paciente pediátrico e saiba usar recursos que facilitem a compreensão do exame pela criança. É necessário também ser bastante paciente e perseverante, já que, na maioria das vezes, a criança estará realizando o exame pela primeira vez e possivelmente não executará a manobra perfeitamente nas primeiras tentativas.
  
Aos 6 anos, a maioria das crianças já consegue fazer espirometria, embora algumas sejam capazes de realizá-la antes mesmo desta idade.
Na maioria das vezes, a espirometria é repetida após a inalação de salbutamol (um broncodilatador) para saber se a respiração melhora após a administração desta medicação. Este teste é chamado teste pós-broncodilatador ou teste de resposta ao broncodilatador. 

     O exame não dói. Será solicitado que a criança encha o peito de ar profundamente e sopre através de um bocal conectado a um computador. Ela terá que repetir esta manobra várias vezes para que o melhor resultado seja registrado. O teste pode demorar até 40 minutos para terminar.

sábado, 21 de maio de 2011

Como fazer um espaçador para bebês e crianças pequenas? MODELO 1

Caso não seja possível comprar um, existe a opção de fazer seu próprio espaçador. O modelo abaixo serve crianças pequenas (abaixo de 4 anos).
Você vai precisar de: garrafa plástica de 500 ml, faca, tesoura, fita adesiva e panela com água quente.

Cuidado: não faça o espaçador com crianças por perto devido ao risco de acidentes como cortes e queimaduras.

1.Corte o fundo da garrafa.
2. Com uma tesoura, corte a borda da garrafa de maneira que seja criado um espaço para que o espaçador se adapte ao nariz da criança. Ao colocar o espaçador no rosto, ele deve recobrir a boca e o nariz sem deixar espaço para que a medicação escape. Use uma fita crepe para proteger a região cortada e não machucar o rosto da criança.




3.Mergulhe o bocal da garrafa em uma panela com água quente para que o plástico fique maleável.

4.Logo em seguida, adapte a bombinha no bocal e espere o plástico esfriar para que o encaixe fique perfeito.

















Atenção! Não deixe de limpar o espaçador 1x/semana. Veja em:
http://valentinapneumo.blogspot.com.br/2011/05/como-limpar-o-espacador.html

APRENDA COMO USAR ESSE ESPAÇADOR EM:
http://valentinapneumo.blogspot.com.br/2011/07/como-usar-o-espacador.html

Como limpar o espaçador?

     Na realidade, a limpeza do espaçador é mais que uma questão de higiene, é um procedimento que garante uma maior disponibilidade da medicação para o paciente. Isto porque existe uma força de atração que faz com que algumas partículas do medicamento se depositem na parede do espaçador. Quando o espaçador é lavado, esta força diminui e permite um maior aproveitamento do remédio.

     Veja como limpar o espaçador passo a passo (clique na imagem para ampliar):
1- Remova o plástico do espaçador onde se encaixa a bombinha.
2- Encha uma pia limpa ou uma vasilha grande com água morna. Adicione uma gota de detergente.
3- Mergulhe as duas peças na água com detergente e agite horizontalmente.
4- Enxágue somente o bocal com água corrente.
5- Agite para remover o excesso de água.
6- Deixe secar na posição vertical. Não seque com pano ou tolha - deixe a água evaporar naturalmente.
7- Remonte o espaçador quando completamente seco.
    Repita o processo 1 x por semana.

Devo remover aquela membrana que vem junto ao bocal do espaçador?

Muitos pais pensam que a membrana que vem junto ao bocal do espaçador impede a inalação da medicação pelas crianças. Isto não é verdade. Aquela membrana é, de fato, uma válvula que se desloca quando a criança respira através do espaçador. Durante a inspiração, ela permite que a medicação seja inalada. Mas, durante a expiração, ela impede que o ar exalado pela criança entre no espaçador e dilua a medicação. Portanto, não jogue a válvula fora.